25 Agosto 2023

teste

teste teste test

2 Junho 2023

ACORDO FECHADO

CRUZEIRO E MINAS ARENA ASSINAM ACORDO MEDIADO PELO GOVERNO DE MINAS E CLUBE VOLTARÁ A JOGAR NO MINEIRÃO 

 

Documento foi assinado na tarde desta sexta-feira (28/4) e será ponto de partida para novo contrato

O acordo comercial entre a Minas Arena e o Cruzeiro foi selado em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (28/4), com mediação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). Um acordo vinculante com as premissas comerciais acordadas entre as partes foi assinado e servirá como parâmetro para o contrato que será consolidado até o mês de julho e terá validade até dezembro de 2025.

Com o acordo, o Cruzeiro volta a jogar no Mineirão já no dia 10 de maio, contra o Fluminense, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O consenso foi viabilizado por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) com a contribuição do Comitê de Esporte, Cultura e Lazer, que conta, ainda, com representantes da Assembleia Legislativa, da concessionária Minas Arena, dos clubes Atlético, Cruzeiro e América, e das federações de futebol.

“Reconhecemos a disponibilidade e intermediação do Governo do Estado nas negociações, o que mostra um caminho importante de diálogo e colaboração resultando em um recomeço cheio de expectativas para a volta do Cruzeiro ao Gigante da Pampulha, a casa do futebol mineiro”, destacou o diretor comercial do Mineirão, Samuel Lloyd.

O resultado das negociações também foi bem recebido pelo Cruzeiro. “Esse novo acordo traz um claro avanço comercial nas tratativas, reconhece o valor do Cruzeiro, e representa a nossa volta ao Mineirão. Nada disso seria possível sem a mobilização do Governo do Estado, através da Seinfra, na instauração do Comitê de Esporte, Cultura e Lazer”, disse Gabriel Lima, CEO do clube mineiro.

Para o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, o acordo resguarda o interesse público e garante o consenso entre clube e concessionária. “É gratificante poder contribuir com o diálogo construtivo e saber que os mineiros serão os principais beneficiados”, comemorou.

 

PPP DO MINEIRÃO

A Parceria Público Privada (PPP) do Mineirão foi celebrada em 2010, entre o Núcleo Gestor das Copas, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Concessionária Minas Arena Gestão de Instalações Esportivas S.A. A concessão previa a operação e manutenção do Complexo do Mineirão, precedida de obras de reforma e adequação do Estádio Governador Magalhães Pinto, com o objetivo inicial de preparar o espaço para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O contrato tem vigência de 27 anos.

 

11 Novembro 2022

HULK ARTILHEIRO, MARIANO GARÇOM E O BALANÇO DO MINEIRÃO EM 2022

Com 19 gols em 22 jogos, o atacante Hulk, do Atlético, garantiu o posto de artilheiro do Mineirão em 2022. Para marcar mais um feito no Gigante, o jogador recebeu, nessa quinta-feira (10), antes do duelo entre Atlético e Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro, o troféu de Artilheiro da Temporada.

“Primeiramente, é agradecer a Deus. É muito gratificante estar sempre sendo homenageado. Queria estar mais feliz a nível coletivo, o ano não foi como a gente esperava, mas é sempre bom estar marcando gols e fazendo a nossa história”, destacou Hulk, que recebeu o troféu do diretor operacional do restaurante Ancho, Júnior Machado, parceiro do Mineirão nas operações de bares.

Maior artilheiro da história do Novo Mineirão, com 44 gol em 56 jogos, Hulk conquista o posto de goleador do estádio pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, ele fez 25 gols em 34 jogos. Em março deste ano, quando fez o 32º gol no estádio, superando o uruguaio Arrascaeta e se tornando o maior artilheiro do Mineirão após a reforma, em 2013, Hulk recebeu o Bastão de Artilheiro do Novo Mineirão e prometeu repassá-lo a um outro jogador caso tenha a marca derrubada.

“Me sinto cada vez mais em casa no Mineirão. Quando a gente compra uma casa nova, a gente começa a se adaptar em cada canto dela. No Mineirão foi assim. No campo, procuro estar melhor posicionado para fazer os gols”, explicou o artilheiro do Galo.

Na atual temporada, Hulk sobrou na briga com os concorrentes. Edu, do Cruzeiro, com 10 gols, foi quem mais chegou perto (veja abaixo a lista dos principais goleadores do ano).

E se tem artilheiro, também tem aquele que passa a responsabilidade para o companheiro estufar as redes. O troféu Garçom da Temporada 2002 ficou com o lateral-direito Mariano, também do Atlético, que anotou seis assistências, a última, justamente nessa quinta (10), contra o Cuiabá, no cruzamento para o gol de Keno. A partida marcou o encerramento do ano esportivo no estádio (veja abaixo a lista dos principais garçons do ano).

“Estou bastante feliz. Obrigado ao Mineirão e que Deus possa nos abençoar no próximo ano também”, pediu o lateral, que ganhou o troféu da dona Sônia Maria da Costa, que há mais de 30 anos opera os bares do Mineirão.

Números

A temporada 2022 do Mineirão terminou com 53 partidas e 127 gols marcados, média de 2,39 gols por partida. O campeão mineiro Atlético foi o clube que mais atuou no Gigante: 29 vezes, o que ajuda a explicar os melhores números de seus atletas. Campeão da Série B e de volta à elite do futebol nacional, o Cruzeiro entrou em campo em 21 partidas no Mineirão.

Além dos jogos da dupla, o Gigante da Pampulha recebeu ainda o Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Catar, as partidas semifinais do Mineiro sob mando de Caldense e Athletic, além da decisão em jogo único do Estadual, organizada pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

O Mineirão chegou perto de receber dois milhões de torcedores na temporada. Foram exatos 1.920.818 pessoas presentes, uma média de 36,2 mil pessoas por partida. Os clubes e a seleção brasileira arrecadaram R$ 76.219.216,52.

Artilheiros do Mineirão em 2022:

Hulk – 19

Edu – 10

Eduardo Sasha – 7

Ademir – 6

Luvannor – 4

Vitor Roque – 4 (2 pelo Cruzeiro, 2 pelo Athletico-PR)

Keno – 4

Garçons do Mineirão em 2022:

Mariano – 6

Nacho – 4

Edu – 4

Hulk – 3

Neto Moura – 3

Zaracho – 3

 

Gols de Hulk no Mineirão:

2021 – 25 gols/34 jogos

2022 – 19 gols/22 jogos

Total – 44 gols/56 jogos